top of page

O QUE É A SÍNDROME DO IMPOSTOR, E QUAIS OS SINTOMAS DA SÍNDROME

Síndrome do Impostor – Conheça os sinais e dicas úteis para superar a autossabotagem


Possivelmente você já teve uma sensação estranha de que, o sucesso, a conquista que você obteve foi sorte, e que você não merecia essa conquista.


Talvez você tenha a síndrome do impostor, que é basicamente uma desordem psicológica. Essa síndrome é mais comum em pessoas inseguras, pessoas que possuem funções na sociedade suscetíveis a críticas e julgamentos, jovens no início de suas carreiras, como artistas, empresários, atletas e também profissionais na área da saúde e do ensino, que constantemente sofrem análises de desempenho.


A expressão “Síndrome do Impostor”foi usada a primeira vez pela psicóloga Dra. Pauline Clance, no final da década de 1970. Refere-se a um conjunto de sentimentos que reúne medo, dúvida, apreensão e um ciclo de ansiedade pós-sucesso. Apesar de extremamente bem sucedidas e do alto nível de desempenho atingido em atividades acadêmicas, negócios ou empreendimentos, muitas pessoas experimentam sentimentos de negação.


A pessoa que possuí a síndrome do impostor, não consegue aceitar e admitir suas conquistas, pois acredita que todo o seu sucesso e êxito se devem à sorte ou porque alguém ajudou. Assim, a pessoa acredita que é uma fraude, e que a qualquer momento alguém irá desmascará-la.


POR QUE EXISTEM PESSOAS COM ESSA SÍNDROME?


Segundo a psicóloga PhD Suzanne Imes, do mesmo grupo da Dra. Clance, muitas pessoas que se sentem como impostoras cresceram em famílias onde a cobrança por resultados e alta performance é intensa. Em particular, os pais que enviam mensagens mistas, alternando críticas e elogios, podem aumentar o risco de futuros sentimentos de fraude em seus filhos. Outras pressões sociais, como de amigos ou da escola, também podem ampliar o problema.


Se você é mãe ou pai, tome muito cuidado para não cobrar e exigir demais do seu filho, no futuro ele pode desenvolver a síndrome e sabotar suas próprias conquistas.


ALGUNS SINTOMAS A SÍNDROME


  • Necessidade de se esforçar demais

  • Auto-sabotagem

  • Adiar tarefas

  • Medo de se expor

  • Comparação com os outros

  • Querer agradar a todos


Além desses sintomas listados acima, a pessoa com síndrome do impostor passa por períodos de muito estresse e ansiedade, por achar que, a qualquer momento, pessoas mais capacitadas irão substituí-la ou desmascará-la. Assim, é muito comum que essas pessoas desenvolvam sintomas de ansiedade e depressão.



EXISTE TRATAMENTO PARA A SÍNDROME DO IMPOSTOR?


O tratamento desta síndrome é feito com psicoterapia, que ajuda a pessoa a internalizar suas capacidades e competências, diminuindo a sensação de ser uma fraude.


Além disso, algumas atitudes podem ajudar a controlar os sintomas desta síndrome, como...


Dicas para combater a “Síndrome do Impostor”


  • Ter um mentor, ou alguém mais experiente e confiável para quem possa pedir opiniões e conselhos sinceros;

  • Compartilhar as inquietações ou angústias com um amigo;

  • Aceitar os próprios defeitos e qualidades, e evitar se comparar ao outros;

  • Respeitar as próprias limitações, não estabelecendo metas inalcançáveis ou compromissos que não possam ser cumpridos;

  • Aceitar que as falhas acontecem a qualquer pessoa, e procurar aprender com elas;

  • Ter um trabalho de que goste, proporcionando motivação e satisfação.

Tom Peters tem uma frase famosa: “você não deve evitar o caminho para seu sucesso”. Da mesma forma, jamais desmereça aquilo que você trilhou para chegar lá!


Se você se identificou com os pontos acima, procure realizar os passos indicados para encontrar e valorizar aquilo que você tem de bom. E, se precisar, não pense duas vezes em pedir ajuda de um psicólogo, que é o profissional certo para auxiliá-lo nesse processo.

7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page